- Área: 649 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Eiichi Kano
-
Fabricantes: Habitat, Magis, PAK Lighting Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro comercial está localizado próximo à cidade de águas Zhujiajiao do Distrito de Qingpu em Xangai, cerca de 50 minutos de distância do centro da cidade de carro. Em tal ambiente tranquilo e natural, repleto de árvores, a equipe de arquitetos levou a conexão entre os espaços internos e externos como a intenção original do projeto.
Devido à algumas restrições do cronograma e orçamento, os arquitetos tentaram criar uma novo tipo de relacionamento entre os espaços internos e externos e a paisagem da maneira mais simples possível.
Optaram por uma tipo especial de malha alumínio com altura diferente como a expressão arquitetônica de "nuvem", enquanto isso esta estrutura faz uma divisão não convencional sobre as várias camadas de espaço na fachada. Por exemplo, expandem o uso da malha não só na fachada, mas também a parte térrea: a parte do solo cercada por esta grade torna-se o pátio e por outro lado, a fachada vítrea do 1º pavimento torna-se completamente transparente, fazendo a divisão dos interiores e exteriores ainda mais ambígua.
TELA – fora da nuvem
Como a entrada principal da área residencial e do centro comercial é conectada por uma ponte em circuito, cada visitante tem que caminhar por cerca de 200 metros para alcançar o centro comercial.
Para proporcionar uma experiência mais interessante visualmente, foi utilizado ferramentas de design paramétrico para a malha metálica. Cada faixa de alumínio foi rotacionada em diferentes ângulos para que se obtenha uma visão diferente em cada ponto de vista. No processo dos visitantes que se aproximam gradualmente do edifício, a superfície do edifício também possui uma mudança virtual sutil e interessante.
PÁTIO DE ÁGUAS – dentro da nuvem
Após entrar no pátio, existe um pequeno palco de 5 m² baseado no costume tradicional local de "ópera em um palco de água". Normalmente este palco tradicional é envolto pela água e a audiência está dentro de barcos de frente para o palco. Neste projeto, o palco é envolto por 2 patamares de águas e assentos entre eles, e tem como objetivo trazer os visitante para estar pessoalmente em cena e desfrutar da performance da água.
INTERIORES
Como centro comercial, o cliente espera desfrutar de alguns espaços de estar além do espaço comercial tradicional. Para cumprir esta demanda, os arquitetos desenharam uma grande estante de livros como camada que conecta parcialmente os espaços entre o primeiro segundo pavimento. Esta elemento multifuncional separa a área de negócios e de lazer e abriga as escadarias que conectam os pavimentos com o bar com vários assentos para descanso.
No caminho entre o segundo e terceiro pavimento, visitantes passam por um espaço isolado e estreito para então entrar em uma grande galeria aberta. Além disto, o uso contínuo da madeira e cimento a partir do primeiro pavimento separa este espaço de galeria em duas partes, que além disto cria uma clara divisão para seu uso funcional.